Como fazer para sua empresa alcançar uma posição melhor nas buscas do Google?

O Google traz uma série de sites ao se fazer uma busca. Alguns contém um aviso de anúncio, enquanto outros aparecem de forma orgânica. Sua empresa já parou para pensar como é feita essa classificação e quais os critérios usados para que um site apareça acima do outro – ou seja, seja interpretado com mais autoridade pelo Google?

De forma simples, toda página publicada na internet é indexada pelo Google para que possa ser encontrada. No entanto, muitas delas competem entre si ao se fazer buscas. Mas o que significa SEO? O SEO – Search Engine Optimization, na sigla em inglês –  são técnicas que otimizam as URLs do site (páginas), para que sejam encontradas pelos motores de busca (SERP) e para que ganhe posições (rankeamento).

Estimativas apontam que três em cada quatro usuários (75%) não passam da primeira página do Google. Além disso, quase 7 de cada 10 cliques (68%) são direcionados para os três primeiros links. Se a sua companhia quer alcançar mais pessoas para um produto, serviço ou um artigo de blog, é importante conseguir se posicionar bem nesse ranking.

O que é uma consultoria em SEO?

Como fazer SEO? Esta é a pergunta que muitas das empresas fazem. Há diversos critérios que são levados em conta pelos algoritmos do Google. 

Uma consultoria em SEO visa analisar, avaliar e criar estratégias para otimizar a performance do seu site. Em um primeiro momento, é importante compreender as necessidades e objetivos da companhia para se definir qual será a estratégia, os resultados viáveis e o que deve ser feito para atingi-los.

Trata-se de um trabalho mais específico e com propósitos bem definidos, ao contrário de uma consultoria em marketing digital, por exemplo. Em geral, uma consultoria em SEO conta com, ao menos, quatro etapas distintas:

  • Briefing – Uma conversa para entender o mercado do cliente e quais os seus objetivos.
  • Diagnóstico – Identificar a situação atual: aspectos técnicos e de conteúdo do site, assim como possíveis metas a serem atendidas. 
  • Planejamento – Com essas informações, desenvolve-se um cronograma de atividades que precisam ser desenvolvidas, ajustes no site, entre outras iniciativas.
  • Relatório de atividades – Periodicamente, é realizado um relatório para monitorar o andamento da performance e qual o seu status.Com o passar do tempo, é possível acompanhar o andamento do plano estratégico e quais ajustes e ações precisam ser tomadas para se atingir as metas e objetivos traçados.

Atividades que precisam ser desenvolvidas

Dentro das quatro etapas mencionadas anteriormente, há uma série de avaliações que precisam ser feitas por uma consultoria em SEO, especialmente nas áreas de diagnóstico e planejamento. Saiba mais:

  • Análise de performance – Ela indica qual a situação atual da sua empresa. Já está desenvolvendo conteúdos para que ganhem posições melhores? Quais foram as palavras-chave usadas? Qual o tempo de resposta do site? Essas questões são determinantes para se focar nas ações.
  • Análise de concorrentes – Quem são os seus concorrentes? Quais são as palavras-chave usadas por ele? Quais os diferenciais de seus conteúdos? 
  • Planejamento estratégico – Identifica-se o que está sendo feito de forma correta, o que precisa melhorar e quais serão as abordagens usadas.
  • Criação de conteúdo – O conteúdo é um dos aspectos mais importantes para um melhor posicionamento em mecanismos de busca. É preciso ter recorrência e qualidade para gerar tráfego orgânico. Além disso, há vários formatos que podem ser usados: vídeo, áudio, imagens, textos, de acordo com o seu produto ou serviço e o público-alvo.
  • Link building – Um dos objetivos do SEO é fazer com que a página ganhe autoridade. Além do conteúdo em si, o chamado link building é fundamental. Trata-se do número de outras páginas que direcionam para a sua, criando um entendimento de autoridade pelos indexadores do Google. Também é importante fazer a chamada linkagem interna, que consiste em incluir links para permitir que as pessoas continuem navegando pelo site – o que garante mais engajamento.

Por que contratar uma consultoria em SEO?

Muitas empresas têm dificuldades em encontrar um time de marketing específico para atuar na internet. Uma consultoria em SEO faz com que esses profissionais de diferentes áreas estejam focados em resolver o problema do seu negócio. Veja outros benefícios:

  • Posicionamento mais bem definido – Sua companhia vai se posicionar de forma mais estratégica, dando mais facilidade para que os clientes encontrem produtos e serviços. Muitos dos negócios serão fechados a partir da busca do próprio cliente.
  • Mais engajamento – Ao melhorar as palavras-chave e responder às questões dos leitores, aumenta-se o engajamento, o que faz com que os usuários permaneçam mais tempo no site. Esse vai ser um dos indicativos para que o seu site seja considerado uma autoridade.
  • Custo-benefício – O SEO se trata de excelente estratégia em função de seu custo-benefício. É um investimento mais baixo do que em anúncios patrocinados e tende a ter mais durabilidade, já que o alcance orgânico atingido costuma se estender com um bom trabalho de manutenção.

Quer saber mais como funciona uma consultoria em SEO? Entra em contato com a gente!

Leave a comment

Comunicare On-line