O Papo é: Comunicação Política - Comece Pela Comunicação Digital por Mauro Kichise em 18 de July de 2016 as 18:22

Tudo certo, você já superou muitas etapas para sua tão sonhada eleição ou reeleição de vereador, neste momento deve estar preocupado se a chapa a qual pertence conseguiu reunir um numero interessante de pré candidatos para formar o coeficiente eleitoral, deve também estar pensando que esta campanha é curta e portanto terá menos trabalho, entre visitas, reuniões e articulações eleitorais para ter sucesso em outubro. Se me permitir,  quero deixar algumas dicas para seu proveito,  observações que muitas vezes acabam passando em branco e que podem fazer uma enorme diferença no final: Esqueça essa conversa de campanha curta – o analógico é curto, mas o digital já está no grau máximo de pressão, onde está você que ainda não construiu uma maneira de se relacionar com seus amigos, familiares e eleitores pelo Facebook? – mostre fotos com textos pequenos e linguagem bastante simples e objetiva, marque as pessoas das fotos, compartilhe e elogie assuntos que considera de relevância, grave vídeos – também curtos, entre um e dois minutos, use o famoso “pau de self” de preferência segure você mesmo o equipamento, diga onde está – check-in é legal –  a mais nova ferramenta deve ser usada se quiser ganhar muitas curtidas. O LIVE, faça transmissões ao vivo das suas andanças – baixes APIs e se tiver conhecimento mais agudo, edite estes vídeos ao vivo. E  por fim, use com grandeza o inenarrável Zap Zap , organize sua agenda de contatos,  diante dos seus dedos está o acesso à muitas pessoas, grupos e diferentes tribos – entretanto, é necessário elaborar o conteúdo, nada adianta ser a fera da máquina se não conseguir construir uma base de trabalho sólida e vigorosa. Mas como sua candidatura está prestes a decolar, tenho certeza que essa é a tarefa menos importante.

Outra dica que quero deixar é sobre a percepção dos eleitores.  As pesquisas qualitativas que analisamos este ano mostram que as pessoas querem votar em quem RESOLVA problemas, que apresente soluções e não apenas fazem críticas, desabafos e reclamações – seja alguém que resolve problemas – diga como pretende ajustar os problemas de atendimento do posto de saúde próximo da sua casa, que tal sugerir como seu município pode atrair mais empresas e rendas?

Comunique-se, respeite a legislação, ative seus amigos e familiares mais próximos, eleja-se com eles, antes mesmo das urnas em outubro. Compre um bom tênis e vá a luta, se precisar de ajuda ligue pra mim ( 41-9104-6424 ),  abraços.

Nello Morlotti é assessor do PMDB na assembleia Legislativa do Paraná, economista e especialista em comunicação eleitoral.