Assessoria De Imprensa Traz ótimos Resultados Para A Campanha Do Desligamento Do Sinal Analógico por Luiza Callado em 02 de July de 2018 as 16:19

A Comunicare Agência, equipe de assessoria de imprensa da Seja Digital no Paraná, realizou um trabalho intenso, de agosto de 2017 a março de 2018, para atingir o público alvo e a meta estipulada pela entidade para alcançar o principal objetivo: desligamento do sinal analógico de televisão.

Durante o trabalho realizado e como parte de suas atribuições, a Seja Digital distribuiu mais de 270 mil kits, compostos por antena digital e conversor, às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal de 27 municípios da região de Curitiba. Os equipamentos permitem que televisores antigos tenham acesso à programação da TV digital e permitirá que as famílias de baixa renda tenham acesso gratuito à nova tecnologia. 

Em janeiro deste ano, Curitiba e mais 26 cidades (Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná) foram as primeiras cidades do sul do país, o que representa mais de 1,3 milhão de domicílios da região, a se tornarem 100% digitais.

O principal foco eram as classes C, D e E, que precisam de uma linguagem mais clara e objetiva, com ênfase na divulgação da distribuição de kits para famílias de baixa renda. Visitas aos jornalistas-chave, contato diário com a imprensa da Região Metropolitana, reuniões semanais, aproximação com entidades e instituições e construção de um banco de personagens, foram umas das principais ações feitas pela equipe para chegar ao resultado de:

• 11 atendimentos à imprensa em eventos locais, assinaturas de termos de cooperação em prefeituras e coletivas de imprensa;

• Dez visitas às redações dos principais veículos de comunicação da região. Para controle interno;

• 24 planejamentos estratégicos, monitoramento, controle de ações e relação de atividades;

• 140 entrevistas, sendo 70 com acompanhamento de um assessor (a) de imprensa à porta-vozes;

Os esforços resultaram resultou em 1.350 matérias publicadas, em portais, jornais impressos, rádio e televisão e 62 conteúdos divulgados, sendo releases e notas com foco na imprensa local. 

O processo todo envolveu, além da assessoria de imprensa, dez prefeituras, 443 servidores, que foram capacitados para atuar juntamente com várias unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e 294 voluntários. Deu oportunidade a 21 antenistas e 237 instaladores que participaram dos 85 mutirões, onde fizeram 21.042 instalações. Mobilizou, ainda, 2.300 alunos, de 54 escolas da rede municipal de Curitiba, com um total de mais de 20 mil agendamentos para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias de baixa renda assistidas pelo Governo Federal. 

Seja Digital 

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.